sábado, 13 de junho de 2009

A SONARQ COMEMORA 02 ANOS


Mais uma vez o ciclo do calendário completa uma volta, e hoje, 12 de junho de 2009, a SONARQ – Sociedade Norte-rio-grandense de Arqueologia e Meio Ambiente, completa mais um de trabalho e dedicação ao patrimônio cultural e ambiental do Rio Grande do Norte, em particular, mas irmanada no apoio a congêneres de mesmo teor e pensamento.
Como soe acontecer, temos mais agradecimentos a Fazer do que dinheiro em caixa, mas isto não necessariamente impediu nosso trabalho, afinal, se ideais não alimentam, ao menos permitem que durmamos em paz por estarmos buscando realizar algo que transcende nossas vidas físicas.
Continuamos apoiados pelo carinho e incentivo de companheiros para qualquer tempo, como os jornalistas Leonardo Sodré e Roberto Guedes. Através deles agradecemos aos jipeiros do Natal Jeep Clube e aos blogs noticiosos especializados nos aspectos culturais e históricos.
Em especial, agradecemos ao amigo e parceiro científico Levy Pereira, e ao Luciano Bonono, pela camaradagem, a boa e inteligente companhia, e com que estamos realizando um trabalho científico de recuperação arqueo-histórico-geográfico-ambiental dos domínios holandeses no Nordeste do Brasil durante o século XVII, que foram cartograficamente levantados por George Margrave. Os agradecimentos envolvem os demais membros do Natal Land Clube, com especial afeição ao amigo e trilheiro Luciano Bonono.
Neste ano não foi possível a continuação da visita às nascentes dos rios do Estado, brilhante projeto da iniciativa do Trilha Amiga, e depois do Natal Jeep Clube, mas que, esperamos, possa voltar à agenda ainda no segundo semestre desse ano corrente. Afinal, foi através desse projeto que surgiu a parceria dos automobilistas fora-de-estrada com a SONARQ, e cremos que a sociedade potiguar ganhou com isto.
Nesses últimos doze meses, a SONARQ:
- tornou-se membro do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Pitimbu, conselho que integra a Política Nacional dos Recursos Hídricos;
- incentivou a criação da Associação dos Amigos do Museu Câmara Cascudo; um de seus membros, inclusive, foi eleito para o cargo de Diretor Financeiro adjunto;
- apoiou as reivindicações da Associação dos Amigos da Praia de Ponte Negra – o “Ame Ponta Negra!” – no sentido de sustar quaisquer despejos de águas servidas na enseada da dita praia, bem como combater o turismo-sexual na região;
- apresentou um trabalho científico – com publicação em Anais – no II Encontro Internacional de História Colonial, o qual versou sobre as estradas e trilhas levantadas pelo cientista alemão George Margrave, com o uso de programas de computador no referente à transferência dos dados para cartas modernas, sendo que o mesmo foi muito bem aceito, e já foi publicado em revistas acadêmicas especializadas;
- apresentou dois trabalhos científicos na Semana de Humanidades do Centro de Ciências, Letras e Artes da UFRN, no Grupo de Trabalho de Arqueologia, abordando num os vestígios materiais da presença francesa no RN durante o século XVI, e noutro, as evidências da presença indígena na periferia dos caminhos coloniais;
- ministrou palestras sobre a importância da água para a Humanidade, no Dia Internacional da água, e sobre os indígenas nordestinos e sua importância na história e cultura da região, em data comemorativa, em escola particular de Ensino Fundamental;
- colaborou na realização e montagem da Exposição Histórica Permanente nos recintos da Fortaleza dos Reis Magos, em Natal;
- colabora no planejamento histórico-arqueológico do Museu Norte-Rio-Grandense de Ciência e Tecnologia – “Cidade da Ciência”, em Natal;
- continua nos trabalhos conjuntos com o Natal Land Clube na pesquisa sobre a cartografia margraviana do Nordeste, já agora englobando todo o domínio holandês, mas principalmente a Paraíba e Pernambuco;
- em parceria com o NJC, pesquisa e busca a localização da “Nova Amsterdam”, cidade que teria sido iniciada pelos batavos para substituir Natal como sede regional;
- membros da Diretoria da SONARQ cursam MBA em Gestão e Perícia Ambiental para seus aperfeiçoamentos na temática.
Houve, como sempre, outras atividades, mas de menor importância.
Assim, em nome de todos da SONARQ, o nosso muito obrigado pelo apoio.


Walner Barros Spencer

PRESERVAR PELO CONHECIMENTO

sábado, 23 de maio de 2009

NOVA DIRETORIA DO CBH DO RIO PITIMBÚ

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Pitimbu realizou na terça-feira (14.04), às 17 horas, a posse dos novos membros para o biênio 2009-2011.

No evento, que aconteceu no auditório da Caern, foi empossada a nova diretoria formada por Antomar Galvão Pinheiro, Paula Ângela Melo Liberato, da CAERN e pela secretária executiva Laélia Maria Lira Ferreira de Melo, da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (SEMARH).
A posse ocorrerá durante a 1ª Reunião do Colegiado Coordenador do Fórum Nacional de Comitês de Bacia Hidrográfica do Brasil. Estarão presentes na oportunidade o vice-governador e secretário estadual do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Iberê Ferreira de Souza, o coordenador do Fórum Nacional dos Comitês de Bacia Hidrográfica, Lupércio Ziroldo, além de representantes de órgãos gestores estaduais e comitês de bacias hidrográficas de todo o Brasil.

Fonte: http://www.cardososilva.com.br/?p=5025

A SONARQ também faz parte deste comitê na gestão 2009-2011, tendo o presidente desta entidade, Walner Barros Spencer como titular e Henrique Rodrigues de Oliveira Jr. (também da SONARQ) como seu suplente.

A CBHP integra a Política Nacional da Gestão dos Recursos Hídricos, sendo que o Rio Pitimbú é de extrema importância para o abastecimento de água de três municípios: Natal, Parnamirim e Macaíba.

sábado, 2 de maio de 2009

Associação dos Amigos do Museu Câmara Cascudo


O Museu Câmara Cascudo está oficializando a criação da Associação dos Amigos do MCC, reunindo professores, pesquisadores, servidores da ativa e aposentados, alunos e pessoas da comunidade em geral que reconhecem a importância do Museu para a Universidade e a cultura do Estado. As reuniões que conceberam a criação e a forma como vai funcionar a Associação foram coordenadas pelo professor Jerônimo Rafael Medeiros, ex-diretor do Museu.


A SONARQ não poderia ficar de fora deste evento, tendo em vista o seu lema "Conhecer para Preservar". Os nossos jovens, adultos, crianças, precisam conhecer um pouco mais e apoiar o Museu Câmara Cascudo, pois nele há muito da História de nosso Estado.


A SONARQ se fez presente nesta iniciativa e contribuiu com membros fundadores: HENRIQUE RODRIGUES DE OLIVEIRA JR. (Estudante universitário e Pesquisador), RODRIGO CAVALCANTI FELIPE (Estudante universitário e Pesquisador) além do Presidente da SONARQ WALNER BARROS SPENCER, que ficou ainda com o cargo de Diretor Financeiro Adjunto.


Esperamos que a Cultura e a História deste Estado sejam, cada vez mais, de conhecimento de seus cidadãos.

sábado, 25 de abril de 2009


A parceria entre a SONARQ e o NATAL LAND CLUB continua a render frutos. Após o ano bastante produtivo de 2008, que culminou com a apresentação do trabalho "Marcgrave - trilhas e caminhos coloniais da Capitania do Rio Grande" no Encontro Internacional de História Colonial, promovido pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, em setembro do ano passado, Walner Barros Spencer e Levy Pereira, presidentes das respectivas instituições, retomam os trabalhos em 2009.
Ainda com o mesmo tema, a SONARQ e o NATAL LAND CLUB procuram aprimorar ainda mais o conteúdo do trabalho. Munidos de experiência, competência e qualidade, os grupos de pesquisadores e off-roaders seguem buscando e refazendo trilhas coloniais, buscando novas informações que venham a somar à História deste Estado.
A ciência agradece!