quinta-feira, 15 de maio de 2008

ENCONTRO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA COLONIAL - UFRN

A SONARQ e o NATAL LAND CLUBE irão apresentar o trabalho "Marcgrave - trilhas e caminhos coloniais da Capitania do Rio Grande" nesse evento patrocinado pela UFRN e programado para 16 a 19 de setembro próximos.

O trabalho foi realizado em conjunto, sob a coordenação dos Presidentes de ambas as instituições, Walner Spencer e Levy Pereira, respectivamente. Segue o resumo do trabalho de pesquisa histórica-arqueológica:

- = - = - = - = - = - = - = - = - = - = - = - =

Marcgrave - trilhas e caminhos coloniais da Capitania do Rio Grande.
A pesquisa busca identificar, reencontrar, recompor e revisitar caminhos e trilhas mapeadas e nominadas pelo sábio batavo Georg Marcgrave, quando de sua estada no Brasil, acompanhando a Maurício de Nassau, administrador da parte do Nordeste brasileiro dominado pela Companhia de Comércio das Índias Ocidentais, no século XVII, em razão da sua extrema precisão cartográfica tanto no que tange aos componentes hidrográficos quanto à apresentação dos elementos sócio-econômicos importantes na época. Além do entendimento da capacidade de trânsito e movimentação na Capitania, o trabalho ainda objetiva a coleta de dados que permitam a identificação geográfica pontual de estabelecimentos indígenas e/ou europeus, bem como o conhecimento de elementos que desapareceram da paisagem ou da memória histórica, e igualmente, dos impactos ambientais que a natureza dos lugares sofreu desde aquele século. Como instrumentos metodológicos foram adotados o uso de coordenadas posicionadas por satélites (GPS), fotos de satélite (Google Earth); mapas da SUDENE e do IBGE; mapas municipais, banco de dados em ACCESS, e planilhamento em EXCEL. No afã de identificar topônimos esquecidos ou em desuso, a pesquisa englobou o estudo de documentos sobre a doação de sesmarias de terra; história e movimentação indígena na área; topomímia; e, naturalmente, da busca dos conhecimentos e interpretações existentes na bibliografia hodierna e passada, de historiadores e cronistas. O trabalho prático foi realizado em oito meses de viagens em utilitários Land Rover, com inspeção dos locais mais importantes por caminhada, documentação fotográfica, com edição em COREL PHOTO-PAINT, e apresentação de slides em POWERPPOINT, tomada de coordenadas por GPS, em uma parceria científico-cultural entre a Sociedade Norte-rio-grandense de Arqueologia e Meio Ambiente, e o Natal Land Clube, ambos sediados na Cidade do Natal.

- = - = - = - = - = - = - = - = - = - = - = - = - = - = - =

Mais sobre o II Encontro: http://www.cchla.ufrn.br/eihc2008/index2.html